Atualmente as tecnologias de informação e comunicação fazem parte de um aspecto central da vida do ser humano.
O principal meio utilizado atualmente é a internet e já conseguimos encontrar diversos estudos e matérias trazendo a relação entre as redes sociais e a percepção negativa voltada para si mesmo que tem sido gerada nos usuários de redes sociais, principalmente, o Instagram.
Sentimentos como insegurança, elevada autocrítica, confusão de identidade, inadequação, bem como uma insatisfação geral com a aparência têm se feito bastante presentes devido a essa exposição constante de imagens de corpos e vidas idealizados.
As redes sociais como Instagram, Tiktok e Facebook, têm sido de grande influência no que diz respeito a aspectos sociológicos, mostrando a busca de uma imagem corporal (representação mental que cada pessoa têm do seu corpo e sa sua aparência) que se adeque aos anseios estereotipados de corpo.
Hoje em dia, já conseguimos ter acesso a várias categorias estéticas, mas ainda assim existem as imperiosas referências quase inatingíveis de corpo, que se mantêm vinculadas à beleza corporal no mercado.
Esse padrão quase inatingível também conhecido como o mito da beleza, faz com que muitas pessoas idealizem um corpo e uma vida baseada nesses moldes fomentando aqueles sentimentos citados com a vida real, com o vivido, que por vezes, não corresponde a esta idealização, provocando e alimentando fantasias e distorções que resultarão em mais sofrimento.
Deparar-se com esses sentimentos em um mundo tão tecnológico não é fácil, mas o sofrimento e as consequências a longo podem lhe manter em um caminho de adoecimento.
Comments